Vice-presidente concluiu visitas às escolas em Azeitão

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, concluiu em Azeitão um périplo pelas escolas do concelho, para se inteirar das condições dos estabelecimentos de ensino. A autarca, acompanhada da presidente da Junta de Azeitão, Sónia Paulo, da diretora do Agrupamento de Escolas de Azeitão, Clara Félix, e de técnicos municipais, esteve nas cinco escolas básicas de 1.º ciclo e nos dois jardins de infância da freguesia.
A comitiva visitou na sexta-feira as escolas de 1.º ciclo de Vendas de Azeitão, Vila Fresca de Azeitão, Brejos de Clérigo, Brejoeira e Vila Nogueira de Azeitão e os jardins de infância de Vendas de Azeitão e Casal de Bolinhos, com manutenção da responsabilidade da Junta de Freguesia na sequência da transferência de competências feita pela Câmara Municipal.
A vereadora Carla Guerreiro, que tem o pelouro da Educação, verificou as necessidades das escolas e sublinhou que recentemente foi aberta mais uma sala de aula de pré-escolar, o que permitiu a mais 25 crianças frequentarem aquele nível de ensino na freguesia de Azeitão.
“Estamos com a Junta de Freguesia e com a direção das escolas desta freguesia a fazer o acompanhamento que costumamos fazer. É muito necessário nestas escolas que a manutenção e a conservação sejam muito próximas. Esse é um trabalho de parceria que temos com a Junta de Freguesia. Com esta e com todas”, realçou.
A vice-presidente da Câmara, que no início do ano letivo visitou a Escola Básica 2,3 de Azeitão, considerou igualmente “muito importante” a proximidade com a comunidade educativa, para se perceber “quais são as maiores dificuldades e se tudo aquilo que se tem de fazer todos os dias está a funcionar bem”, nomeadamente quanto às refeições, aos transportes e às atividades extracurriculares.
“É muito importante ter este acompanhamento muito próximo e é por isso que hoje estamos aqui na freguesia de Azeitão”, concluiu.
A presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, insistiu que “estas visitas fazem cada vez mais sentido num trabalho de proximidade que se quer com a Câmara, com a Junta e com a comunidade educativa”.
Depois de admitir que a visita marca o dia da freguesia, Sónia Paulo salientou que “este acompanhamento é diário” e destacou o trabalho feito ao longo do ano pela autarquia que dirige na manutenção dos espaços escolares.
A autarca recordou que a Junta de Freguesia tem a “responsabilidade de garantir a manutenção do espaço escolar” e fá-lo “ao longo do ano”, quer executando pequenos arranjos, como a substituição de lâmpadas, torneiras, ou portas, quer trocando vedações, como aconteceu na Escola Básica de Vendas de Azeitão.
“Por isso, vamos continuar neste trabalho de proximidade, até porque esta é uma das competências da Junta de Freguesia e só faz sentido que seja feita em parceria”, concluiu.