Sessão pública sobre projeto-piloto de habitação cooperativa

Uma sessão de esclarecimento sobre a dinamização do movimento cooperativo de habitação em Setúbal realiza-se às 18h00 de 30 de outubro no Cinema Charlot – Auditório Municipal, organizada pelo Conselho Municipal de Habitação e pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.
A sessão pública, com a participação de representantes do Governo, tem como objetivo esclarecer sobre a intenção da abertura de um concurso para construção de habitação coletiva, com casas de renda acessível, dirigido a cooperativas, procurando-se que nela sejam recolhidos contributos e propostas sobre os respetivos termos.
O concurso prevê a construção de habitação num lote identificado pelo IHRU, cuja linha de financiamento está a ser trabalhada pelo gabinete da ministra da Habitação, Marina Gonçalves.
A marcação deste encontro com o movimento cooperativo de habitação resultou da primeira reunião do Conselho Municipal de Habitação do atual mandato autárquico, que decorreu em 25 de setembro no Salão Nobre dos Paços do Concelho com a participação de dois membros do gabinete de Marina Gonçalves e da vice-presidente do IHRU, Filipa Serpa.
O Governo apresentou ao Conselho Municipal de Habitação uma proposta para a reanimação da intervenção das cooperativas na construção de habitação, assim como o apoio à criação de novas cooperativas, através da realização um projeto-piloto para a construção de cerca de 50 fogos em Setúbal.
O Conselho Municipal de Habitação deliberou propor à Câmara Municipal que avance com o IHRU para este projeto-piloto, que envolve outros municípios e dispõe de uma linha de financiamento a nível nacional no valor de 250 milhões de euros, e realizar uma reunião sobre a temática do movimento cooperativo, com cooperativas existentes e pessoas interessadas em criar cooperativas.