Sebastião da Gama nasceu em 10 de abril de 1924

Sebastião da Gama nasceu em 10 de abril de 1924 em Vila Nogueira de Azeitão. Sebastião da Gama (1924-1952) foi um poeta e professor português, licenciou-se em filologia românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1947 e colaborou nas revistas Mundo Literário (1946-1948), Árvore e Távola Redonda. A sua obra encontra-se ligada à Serra da Arrábida, onde vivia e que tomou por motivo poético (desde logo no seu livro de estreia, Serra-Mãe, de 1945). Uma carta sua, enviada para várias personalidades, a pedir a defesa da Serra da Arrábida, constituiu a motivação para a criação da LPN Liga para a Proteção da Natureza, em 1948, a primeira associação ecologista portuguesa. A Junta de Freguesia de Azeitão e a Câmara Municipal de Setúbal, instituíram, com o seu nome, um Prémio Nacional de Poesia. A 9 de junho de 1993, foi agraciado, a título póstumo, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. No dia 10 de junho de 2021, foi inaugurada em Vila Nogueira de Azeitão, a Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, destinada a preservar a memória e a obra do Poeta da Arrábida. Escreveu diversos livros de poesia e prosa, fazendo referência ao seu Diário, um interessantíssimo testemunho da sua experiência como docente e uma valiosa reflexão sobre o ensino.