Reabilitação urbana em parceria com a Junta de Freguesia de Azeitão

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou os bons resultados do trabalho conjunto realizado com as freguesias, numa visita a uma obra de reabilitação urbana a decorrer em Brejos de Azeitão.
A visita do Executivo municipal a uma obra na Rua da Silveira, na qual também participaram a vice-presidente Carla Guerreiro e os vereadores Carlos Rabaçal e Rita Carvalho, acompanhados da presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, serviu igualmente para avaliar a intervenção das duas autarquias na requalificação daquele território.
“Azeitão é uma freguesia com tradições, com cultura, mas também com problemas de infraestruturas de há muitos anos”, salientou André Martins, recordando que, ao longo dos anos, a Câmara Municipal tem intervindo na requalificação daquele território, o qual registou “um crescimento algo anárquico”.
O presidente da Câmara sublinhou que Azeitão “progressivamente tem vindo a merecer a atenção do poder local no sentido da sua requalificação, para que as pessoas que escolheram esta freguesia para viver tenham melhores condições de vida”.
André Martins recordou o “potencial qualificado ambiental muito importante” existente, mas notou igualmente a sua “diversidade”, resultante das aldeias históricas e dos “novos moradores que escolhem Brejos de Azeitão” para viver.
Dando continuidade ao plano de pavimentações de Azeitão, a obra de requalificação da Rua da Silveira resulta de uma parceria em que o fornecimento dos materiais coube à Câmara Municipal e a execução da obra ficou a cargo da Junta de Freguesia.
A intervenção começou pela realização das infraestruturas básicas e está na fase de execução de passeios, sendo depois concluída com a pavimentação
A importância da intervenção na Rua da Silveira, que não dispunha de passeios e assim ganha condições de mobilidade pedonal e viária em segurança, bem como de acesso às habitações, foi destacada pela presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo.
Esta obra, “há muito reclamada pelas populações”, inscreve-se num “caminho de parceria” que as duas autarquias estão a percorrer neste mandato, no qual se enquadra “uma série de iniciativas”.
A presidente da Junta de Azeitão recordou que as duas autarquias também colaboram através da descentralização de competências, o que faz com que “o trabalho de proximidade junto das populações e com os recursos certos se torne cada vez mais eficaz, dando resposta às necessidades” da população.
“Esta é uma das muitas obras que temos previstas ao longo do mandato. A seu tempo iremos dar a conhecer outras iniciativas que temos planeadas, sempre num trabalho de estreita relação entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal”, afirmou Sónia Paulo.