Pitéus setubalenses distinguidos com Prémio Cinco Estrelas

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, considera que a distinção obtida pela Rota do Pitéu no Prémio Cinco Estrelas Regiões 2023, entregue sábado, em Idanha-a-Nova, comprova o reconhecimento externo da gastronomia do concelho.
Criada em 2020 pela Câmara Municipal de Setúbal para promover o setor da restauração e proporcionar uma oferta original, a Rota do Pitéu apresenta, anualmente, em agosto, em tabernas, petisqueiras e marisqueiras, propostas tradicionais e inovadoras de petiscos baseados em produtos da região, com um valor fixo.
O evento foi a marca mais votada pelos consumidores na categoria de “Projetos de Promoção Gastronómica” pelo que recebeu o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2023, o mesmo sucedendo com a Serra da Arrábida, em “Serras | Montanhas”, com o choco frito, em “Cozinha Tradicional”, e com as tortas de Azeitão, em “Doçaria Regional”.
A entrega dos galardões decorreu no sábado à noite na Porta Norte em Idanha-a-Nova.
O Prémio Cinco Estrelas Regiões mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores.
Recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outras áreas regionais de referência nacional foram avaliados num estudo de mercado, no qual os consumidores identificaram, para cada distrito e região autónoma, o que consideram extraordinário a vários níveis.
Em 2023, foram avaliadas 939 marcas, tendo 11 marcas e 5 ícones regionais sido os vencedores no distrito de Setúbal. A avaliação foi feita por 436 mil consumidores.