Parque Bacalhôa Recebe mais de 500 árvores e arbustos

A Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia de Azeitão e voluntários mobilizados pelo movimento Eco-Consciente vão plantar, em 22 de abril, mais de 500 árvores e arbustos autóctones no Parque Bacalhôa, em Vila Nogueira.
Murtas, sabugueiros, salgueiros, loureiros, freixos, sobreiros, pilriteiros, rosmaninhos e piornos são as espécies que vão ser plantadas no Dia Mundial da Terra na mais importante zona verde azeitonense, a partir das 09h30, sendo a população convidada a comparecer no Parque Bacalhôa para participar na ação.
Esta iniciativa insere-se no plano destinado a arborizar Azeitão com espécies autóctones, que teve início no ano passado com a plantação de 173 árvores e arbustos no Choilo, e depois prossegue de novo no Parque Bacalhôa.
O Parque Bacalhôa é vocacionado para o lazer e possui, desde 2021, equipamentos direcionados, sobretudo, à comunidade juvenil, como um skate parque, um court de street basket e um slide, incluindo igualmente uma bacia de retenção de águas, destinada a reforçar as condições de segurança em caso de ocorrência de precipitação extrema.
Percursos pedonais numa extensão com cerca de um quilómetro, zonas de estada, áreas ajardinadas com arbustos e árvores, incluindo oliveiras ancestrais, integram o cenário do ampliado parque azeitonense, ladeado a nascente pela Estrada Nacional 10.
O equipamento possui ainda um parque de merendas com zonas de ensombramento, travessias a unir a malha urbana e duas pontes que ligam zonas que antigamente estavam separadas e agora fazem ligação ao parque, parqueamentos para bicicletas, equipamentos geriátricos, mobiliário urbano e iluminação com tecnologia LED, energeticamente mais eficiente.
Nesta obra executada numa parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de Azeitão foi também criada uma zona de estada em torno de um sobreiro centenário, o qual é circundado por um banco em madeira com oito metros de diâmetro e por um pavimento colorido decorativo.