Onda de Calor Agrava Situação de Alerta

A atual onda de calor motivou a declaração do Governo de situação de alerta em Portugal até ao dia 15, cenário que implica a entrada em vigor de medidas de extraordinárias de segurança no concelho de Setúbal.

Na sequência de uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil de Setúbal, que incluiu as participações de subcomissões de Saúde, de Segurança e de Defesa da Floresta Contra Incêndios, foi determinado que, durante a vigência do período de Situação de Alerta, está proibida a paragem ou estacionamento de veículos automóveis motorizados nas estradas nacionais e caminhos e estradas municipais integrados no território do Parque Natural da Arrábida.

A esta medida preventiva são exceção os residentes permanentes ou temporários, assim como pessoas com atividade profissional no Parque Natural da Arrábida, a quem é permitido o acesso, circulação e permanência.

Os parques de merendas existentes no concelho de Setúbal, nomeadamente o da Gâmbia, Pontal de Musgos e do Alambre, encontram-se encerrados à população no decurso deste período excecional.

Durante a Situação de Alerta, decretada pelo Governo para o período compreendido entre as 00h00 do dia 8 e as 23h59 do dia 15, a equipa operacional do Serviço Municipal de Gestão de Combustíveis e Riscos Florestais suspende todos os trabalhos operacionais de gestão de combustível no âmbito das desmatações coercivas.

A Proteção Civil vai continuar a acompanhar o evoluir da situação atual nomeadamente em termos do dispositivo que já se encontra no terreno, com a possibilidade de revisão das medidas adotadas caso se verifique um aumento do grau da Situação de Alerta Especial atualmente em vigor.

Todas as medidas colocadas em prática neste período serão vigiadas pelas respetivas forças de segurança com intervenção nos territórios abrangidos.

Simultaneamente, a população deve continuar a seguir as orientações deixadas antes do período declarado de Situação de Alerta, nomeadamente as medidas da Direção-Geral da Saúde.

Assim, entre outras medidas de proteção, deve-se procurar ambientes frescos e garantir a ingestão regular líquidos, em particular água ou sumos de fruta natural sem açúcar, evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h00 e as 17h00, e aplicar de duas em duas horas e após os banhos um protetor solar com fator igual ou superior a 30.

É ainda recomendado que seja dada atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor intenso, nomeadamente crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.