Escola de Natação com inédita certificação de qualidade – Piscina Municipal de Azeitão

A escola de natação do município de Setúbal, a funcionar na Piscina Municipal de Azeitão, em Vila Nogueira, recebeu recentemente uma inédita certificação de qualidade da Federação Portuguesa de Natação.
Este reconhecimento desportivo, com a atribuição da certificação de nível II (prata), está enquadrada no programa da Federação Portuguesa de Natação “Portugal a Nadar”, o qual procura melhorar a qualidade das escolas de natação, acrescentar valor aos serviços prestados e reforçar a vertente desportiva desta modalidade aquática.
A certificação de nível II é atribuída no âmbito de escola de natação e gestão de piscina, no que respeita a critérios de liderança/coordenação, planeamento, recursos humanos e materiais, parcerias, processos formativos, de gestão e de suporte, a par de resultados nas esferas de ensino-aprendizagem, clientes, sociedade e recursos humanos.
A Certificação da Qualidade das Escolas de Atividades Aquáticas visa a monitorização e implementação de processos de boas práticas e a melhoria contínua, de forma a assegurar a promoção das atividades aquáticas, através de uma prática estruturada e regulada.
O procedimento de obtenção desta certificação de qualidade foi iniciado em junho deste ano, com a Câmara Municipal de Setúbal a proceder à apresentação documental de requisitos pedagógicos e organizativos exigidos pela Federação Portuguesa de Natação, os quais foram posteriormente aferidos através de uma auditoria.
A Piscina Municipal de Azeitão é frequentada, semanalmente, por cerca de 1100 utentes, divididos pelos diversos níveis técnicos e etários da escola de natação, de atividades aquáticas, de programas desportivos municipais e de clubes do movimento associativo do concelho.