Concurso “Dia da Liberdade” para a criação de uma obra de arte pública para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, a instalar no Azeitão Parque Bacalhôa II

Resumo do Regulamento e datas das diversas fases do Concurso:

A Junta de Freguesia de Azeitão (São Lourenço e São Simão) lança um concurso em que desafia os artistas plásticos nacionais a criar uma obra de arte pública. A obra, que ficará em destaque num dos locais mais emblemáticos de Azeitão, deverá ser uma peça escultórica que evoque a memória da Revolução do 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, Revolução de Abril ou ainda Dia da Liberdade. A obra a apresentar, necessariamente de carácter simbólico, deve evocar este acontecimento histórico, mas também deve ser contemporânea, contextualizando o presente e ao mesmo tempo enviando um olhar para o futuro, numa perspetiva solidária, inclusiva e integradora da sociedade atual.

Concurso aberto até ao dia 31 de janeiro de 2023, até às 17h00

O Júri procede à avaliação e seleção das candidaturas apresentados a concurso de forma a selecionar, dez no máximo, até 10 de fevereiro de 2023

Entrega das Maquetas até dia 14 de abril de 2023

A obra vencedora do Concurso “Dia da Liberdade” será divulgada no dia da inauguração da Exposição de Maquetes “Dia da Liberdade” – Concurso de arte Pública Azeitão 2022-2024 na Biblioteca de Azeitão a 13 de maio de 2023 às 16h00.  Exposição patente até 1 de junho de 2023.

Inauguração da Obra Pública nas Comemorações do 25 Abril 2024

Prémio e apoio à criação das maquetas: Prémio Concurso “Dia da Liberdade” receberá o valor de € 20.000,00. Este valor inclui a conceptualização, execução e implementação da obra no local.

Será ainda atribuído uma comparticipação para apoio à realização da maqueta no valor de € 500,00 a todas as obras aceites para exposição, à exceção da obra vencedora.

O Regulamento pode ser consultado na integra na página da Junta de Freguesia de Azeitão em: https://www.freguesiadeazeitao.com/regulamento-do-concurso-dia-da-liberdade/

A Ficha de inscrição pode ser consultada na página da Junta de Freguesia de Azeitão em: https://www.freguesiadeazeitao.com/ficha-de-candidatura-dia-da-liberdade/

Local de instalação da Obra de Arte Pública:

Coordenadas geográficas: 38.527781, -9.019485