CLASS valida terceiro Plano de Desenvolvimento Social para o Concelho

O Conselho Local de Ação Social de Setúbal reuniu-se a 14 de dezembro na Sala de Sessões dos Paços do Concelho para apresentar o instrumento estratégico para o desenvolvimento social do concelho.
A reunião, dirigida pelo vereador dos Direitos Sociais da autarquia e presidente do CLASS – Conselho Local de Ação Social de Setúbal, Pedro Pina, serviu para apresentar e validar o 3.º PDS – Plano de Desenvolvimento Social para o Concelho de Setúbal 2021-2027.
O documento resulta do trabalho realizado ao longo dos últimos dois anos de forma colaborativa através de oficinas de coprodução de “Inteligenciação Coletiva”. Esta metodologia prosseguiu um roteiro de interações sistemáticas com os parceiros da Rede Social (Oficinas Colaborativas) e de interações com a população (Open Days/Weeks) e com os/as dirigentes das entidades parceiras (Reuniões de Alto Nível) em fases cruciais de estabilização da decisão para a prossecução dos trabalhos.
O Plano de Desenvolvimento Social é um instrumento de definição conjunta e negociada de objetivos prioritários que orienta as respostas às necessidades identificadas no concelho.
Para o efeito, congrega iniciativas de agentes sociais locais (pessoas e organizações), cujo âmbito de atuação tem repercussões no desenvolvimento social do concelho, assente numa lógica de trabalho em rede e parceria.
Este instrumento estratégico contempla, ainda, uma visão prospetiva antecipando e explorando oportunidades de desenvolvimento socioterritorial.
O PDS assenta nos quatro eixos de intervenção Rede Social; Direitos Sociais; Desigualdades Estruturais e Respostas a Necessidades Específicas; e Oportunidades de Desenvolvimento e de Bem-Estar e Desafios Emergentes no Território.
Está ainda previsto que o desenho e a consolidação deste trabalho de coprodução venham a ter expressão numa Carta de Compromisso a celebrar no início de 2023, sendo que o documento ficará, em breve, disponível na página do município.
O encontro de ontem, que contou com a participação de 56 pessoas em representação de 44 entidades do concelho, serviu ainda para admitir dois novos parceiros no CLASS, a Associação Cultural Novas Ideias e o Rotary Clube de Setúbal.
Da ordem de trabalhos da sessão fez também parte a apresentação do “Relatório do 4.º Semestre do Contrato Local de Desenvolvimento Social – ParticipAção”, da responsabilidade da YMCA.
Durante a sessão foram, ainda, prestadas informações relativas à aprovação pela Câmara Municipal de Setúbal de Medidas Extraordinárias de Apoio às Instituições e Associações da área Social, considerando o Conselho Local de Ação Social.