Centenários de Joana Luísa e Sebastião da Gama

Homenagem: centenários de Joana Luísa e Sebastião da Gama com programa cultural

O contributo de Joana Luísa da Gama, que ontem completaria 100 anos, na construção da memória do marido, o poeta Sebastião da Gama, foi enaltecido em encontro, na Casa Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, em Vila Nogueira de Azeitão.
No dia em que se assinalaram os cem anos do nascimento de Joana Luísa da Gama, Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia de Azeitão e Associação Cultural Sebastião da Gama juntaram-se para uma primeira iniciativa no âmbito das comemorações dos centenários do casal azeitonense, tendo em conta que Sebastião da Gama atingiria essa idade a 10 de abril.
Para a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, a homenageada Joana Luísa contraria a afirmação que ainda hoje se ouve de que atrás de um homem há sempre uma grande mulher. “É a prova antes do tempo de que o caminho é feito lado a lado, sem competição, sem ver quem vai atrás ou à frente. Joana Luísa viveu a dois, porque só assim se ama. Enalteceu o homem, a sua obra e não por consequência, mas por força motriz, enalteceu o amor.”
A autarca afirmou que Joana Luísa manteve vivo o legado de Sebastião da Gama e destacou a entrega e dedicação do casal azeitonense. “Dedicou a vida ao amor e manteve Sebastião da Gama como seu companheiro de vida.
Manteve-o vivo, na memória, no passado e na presença do futuro. Assegurou que as suas palavras viveriam mais do que a sua passagem terrena. Garantiu que o Homem e a sua obra vivessem além do seu tempo. “
André Martins, Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, afirmou que a homenagem valoriza Joana Luísa enquanto mulher. “É a invocação do labor da sua vida como algo de absolutamente autónomo e, ao mesmo tempo, como parte muito importante da obra do Gama, que foi seu marido e para sempre seu amigo e companheiro nesta viagem que é as nossas vidas.”
Frisou ainda a importância da Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama, instalada no número 105 da Rua José Augusto Coelho, em Vila Nogueira, onde viveu a viúva do poeta, falecida em 2014, que doou o imóvel, em testamento, à Associação Cultural Sebastião da Gama.
O imóvel no qual funciona, desde 2021, o equipamento cultural que reúne coleções inéditas, o espólio literário e objetos pessoais do poeta e professor e, também, de Joana Luísa, foi recuperado num investimento concretizado pela Câmara Municipal de Setúbal e Junta de Freguesia de Azeitão.
“Aqui foi dado um contributo decisivo para a divulgação da obra de Sebastião da Gama e para a preservação da sua memória e da mulher que sempre esteve com ele. Por isso, é também Joana Luísa que aqui é homenageada porque, afinal, ela foi a outra sonhadora do sonho deste nosso Gama.”
O presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, Lourenço de Morais, ao recordar Joana Luísa da Gama como “uma pessoa extraordinária que é recordada pelo homem que amou em vida”, vincou que os dois são indissociáveis. “Não existem um sem o outro.”
Lourenço de Morais falou ainda do programa comemorativo comum aos centenários de Joana Luísa e Sebastião da Gama, a apresentar a 10 de abril, dia de nascimento do poeta e pedagogo azeitonense, “para que estas personagens se mantenham vivas e evidenciar que continuam presentes com uma mensagem de amor intemporal”.
Nesta matéria, Sónia Paulo reforçou que as comemorações dos centenários resultam de uma parceria frutífera para um ano de muitas celebrações e, também de desafios, nomeadamente o “reconhecimento da mais-valia de Joana Luísa e Sebastião da Gama para o território”.
A passagem dos cem anos do nascimento de Joana Luísa da Gama ficou ainda marcado pelo reforço da oferta cultural, traduzido com mais um núcleo da mostra expositiva patente no equipamento azeitonense, subordinada ao tema “O Segredo é Amar”, que revela memórias do casal a partir de álbuns fotográficos.
A efeméride foi ainda pretexto para o lançamento do primeiro caderno do Centro de Estudos Associação Cultural Sebastião da Gama, da autoria de João Reis Ribeiro, dedicado à bibliografia passiva de Sebastião da Gama.
Na cerimónia, foi o 17.º Concurso Nacional de Poesia Sebastião da Gama, também lançado. “É um concurso que, pela longevidade e valores que tem revelado, evidencia o vigor da memória do poeta e a força com que se promove a cultura em Azeitão”, destacou o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins.
Na cerimónia realizada ontem ao final da tarde foi ainda apresentado o filme “Itinerário, o meu caminho até Sebastião da Gama”, realizado por Alberto Pereira, com guião de Salvador Peres e música dos E-Vox, que ajuda o público na descoberta contemporânea do poeta e pedagogo azeitonense.
O encontro, no qual participaram ainda o vereador da Cultura no município, Pedro Pina, e os presidentes das juntas de freguesia do Sado, Marlene Caetano, de São Sebastião, Nuno Costa, e da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, entre outros convidados, contou com um bolo de aniversário e moscatel de honra.