Biorresíduos: Autarquia sensibiliza para recolha seletiva

A Câmara Municipal de Setúbal deu início a uma campanha de sensibilização sobre a importância da recolha seletiva dos biorresíduos e para esclarecimento de dúvidas sobre o projeto “Setúbal Composto Tem + Valor”. A ação, realizada por agentes devidamente identificados, começou com a distribuição de folhetos informativos nas caixas de correio dos moradores na Praceta Maria Lamas e ruas adjacentes, Estrada de Palmela, ruas Tenente Jean Raymond, Eng. Henri Perron e de S. Joaquim e Avenida Rodrigues Manito e variantes.
Os folhetos disponibilizam informação sobre o projeto municipal “Setúbal Composto Tem + Valor”, em desenvolvimento no território setubalense desde 2021, e que antecipa a obrigatoriedade de Portugal assegurar a separação e reciclagem na origem ou na recolha seletiva dos resíduos orgânicos.
Os munícipes interessados em aderir ao projeto, desde que tenham acesso aos folhetos colocados nas respetivas caixas de correio, devem fazer o pedido pelo contacto telefónico 217 997 717 ou pelo preenchimento de um formulário online acessível em setubalcomposto-form.pt.
Na próxima semana realiza-se uma nova fase desta campanha de sensibilização, com contactos porta a porta para a distribuição pelos de contentores de 20 litros e de cartões de acesso aos contentores de rua.
Esta ação de sensibilização integra a terceira fase do projeto “Setúbal Composto Tem + Valor”, iniciada em maio, a qual permite que este serviço de recolha de proximidade de biorresíduos chegue a novas zonas habitacionais do território, concretamente na União das Freguesias de Setúbal e em Azeitão, para servir 6475 habitações e 15.141 habitantes.
Em Azeitão, o serviço passa a estar disponível nas zonas de Pinhal de Negreiros e da Brejoeira, assim como na Praceta Fernando Lopes Graça, enquanto em Setúbal a rede de recolha chega agora ao Bairro do Liceu e às zonas das da Amoreiras e do Quadrado, Urbisado, Vanicelos e Várzea.
O “Setúbal Composto Tem + Valor”, resultante da aprovação de três candidaturas do município a fundos comunitários, no âmbito do PO SEUR.
Os resíduos orgânicos, ou biorresíduos, produzidos diariamente pela população na preparação de alimentos para confecionar uma refeição ou resultantes de restos de comida que são descartados compõem cerca de 40 por cento do volume depositado no caixote de lixo de uma família.