Discurso da Sra. Presidente da Junta de Freguesia a 27-06-2019

Cumprimentar,

O Sr. Presidente da Assembleia, Srs. Vereadores da Câmara, Srs. Deputados Municipais, Srs. Técnicos da Câmara, hoje aqui presentes. Sejam todos bem-vindos a Azeitão.

Cumprimentar, ainda, os eleitos da Freguesia e público, aqui presentes.

Um cumprimento ao CCDBA, na pessoa do seu Presidente e agradecer-lhe a cedência do espaço, muito obrigada.

Congratulo-me com a realização desta Assembleia, que é a primeira, em Terras de Azeitão, Terras que são de Setúbal.

 

Azeitão tem uma área de 69, 32 Km2, um terço da área do concelho, pertencendo a este território grande parte da Serra da Arrábida e Praias. Freguesia plantada num território de excelência, com Serra e Praias.

Terra com História, muita.  Terra de belos Conventos, Terra de palácios, Terra de Quintas Históricas e de Fontes famosas.  Terra de poetas.  Terra de vinha, de vinhos e moscatel. Terra de adegas de referência nacional, Alcube, Bacalhoa e José Maria da Fonseca. Terra doce e de doces, tortas e esses de Azeitão.  Terra de queijo, o Queijo de Azeitão.

Temos um forte e dinâmico movimento associativo, cultural e desportivo. Três coletividades centenares, GMDUP, conhecido por Solidó, em Vendas, a Previdência em Vila-Fresca, a Perpétua Azeitonense em Vila Nogueira. Das 3 bandas filarmónicas do concelho de Setúbal duas são de Azeitão. Nas coletividades desportivas temos centenas de participantes, sendo esta casa, CCDBA, o GMDUP e o Juventude, bons exemplos disso.

 

Ao longo destes anos, fruto da visão descentralizadora do Executivo da Câmara, muito trabalho aqui tem sido feito.  Os Protocolos de Descentralização têm sido determinantes no trabalho de todas as Freguesias do concelho e também nesta. Sem a descentralização pouco poderíamos fazer, pois a Lei do Financiamento das Autarquias nunca até hoje foi cumprida, por nenhum Governo.

A Junta tem feito um enorme esforço no sentido de captar para a Freguesia receitas próprias e que hoje já atingem uma verba considerável dentro de um orçamento da Junta.

 

A pareceria entre a Câmara e Junta tem sido uma realidade. Temos trabalhado num verdadeiro espírito de cooperação, lealdade, mas também de muita exigência. Juntos, temos conseguido fazer obra. Todo o património público está recuperado, requalificado: o antigo edifício da GNR, o Mercado/Praça de Vila Nogueira, o Posto de Turismo de Azeitão, a Biblioteca, a Fonte dos Pasmados, os Lavadores de Pinheiros, Vendas, Oleiros e Vila Nogueira. Requalificámos os largos antigos das nossas Aldeias e Vilas: Portela, Aldeia da Piedade, Vila-Fresca e o Rossio em Vila Nogueira. Está já em obra o último largo a requalificar, o Largo de Pinheiros. Temos feito muitas centenas de metros de calçadas. Intervimos e fizemos pracetas que urbanizadores antigos, abandonaram e não fizeram. Temos hoje em Azeitão, 17 de parques infantis, uma pista de skate, uma pista de manutenção, 5 campos relvados, para a prática do futebol, sendo que 3 deles estão nesta coletividade.

O Mercado Mensal de Azeitão, motor importante da Freguesia, foi requalificado.

Hoje, poucos se lembrarão que, onde temos o Parque do Morango e o Parque das Oliveiras, existiam dois matagais, duas lixeiras. Valeu a pena requalificar esses espaços. Hoje são vividos pela população.

Tratámos as nossas rotundas com elementos característicos de Azeitão, serra, queijo, vinhos, empresa transportadora local e ainda a música, nesta Terra de muitos e grandes músicos.

 

Damos atenção a problemas sociais e temos atuado. Esta Freguesia foi pioneira na oferta dos livros escolares a todos os alunos do 1º ciclo. Intervimos em habitações sociais, cujos moradores são verdadeiramente necessitados. No ano passado substituímos 72 janelas. Este ano, já conseguimos, através de mecenato, substituir o telhado a 3 famílias. Criámos Hortas Urbanas, grátis para os carenciados. Temos, este ano, em implementação uma GIP, para podermos intervir e ajudar os desempregados. Nunca deixámos que um aluno desta freguesia faltasse, por razões económicas, a uma visita ou passeio escolar.

 

A nível de Escolas, além de cumprirmos o protocolo de descentralização, apoiamos projetos educativos que envolvem vários ciclos. Instituímos, com o Agrupamento de Escolas de Azeitão, um Prémio para os melhores alunos de cada ciclo.

 

Trabalhamos para preservar e lembrar o passado, a história desta terra. Criámos a Festa dos Sabores e Aromas de Azeitão, mais conhecida por Manel da Horta, mascote criada pelo artista Augusto Cid, que generosamente nos ofereceu.  Aqui, além dos produtos da terra, temos sempre o Teatro de Rua, onde o Manel da Horta é figura chave e onde artistas amadores da Azeitão recriam, de forma brilhante, vivências desta Terra. Fomentámos o Grupo da Memória. Quisemos com o Parque e o Morango perpetuar os tempos em que os produtores de morango, aqui nos Brejos, abasteciam o Mercado em Lisboa.

Perpetuámos no Rossio a figura ímpar do Azeitonense, Carlos Alberto Ferreira Júnior.

Editámos, com trabalho voluntário dos autores, os livros, sobre Azeitão, que foram entregues a cada bancada desta Assembleia.

Nem tudo é a contento de todos, mas nada é.

 

Sendo as infraestruturas o grande problema de Azeitão, a Câmara tem aqui feito grandes investimentos. Alguns de milhões de euros. Muito desse investimento, de necessidade absoluta, é “enterrado”, logo de pouca visibilidade e pouco valorizado.

A Câmara está agora a intervir nas Ruas do Areal, Aventurosos e da Mata, intervenção que será sentida pelos moradores dessas ruas. É normal que aqueles cuja rua ainda não foi intervencionada, reivindiquem.

Mas é preciso ter memória. Os grandes problemas de saneamento nesta freguesia são fruto do crescimento antigo, desordenado, muitas vezes clandestino, sem licenciamento e que durante anos e anos aqui aconteceu e imperou. São ainda fruto, do desaproveitamento de Fundos Europeus que nos anos 80/ 90 existiram para saneamento, e que este concelho, ao contrário dos vizinhos, não captou, não aproveitou.

 

Temos ainda a questão de algumas AUGIS, mas sabemos que a Câmara tem vindo a desenvolver muitos esforços no sentido de finalizar este trabalho. É preciso continuar.

 

Há muito para fazer. Muito.  Durante um mandato, a Câmara deveria ter como “desígnio” o saneamento em Azeitão. Este deveria ser um compromisso de todos os eleitos. Tanto mais que Azeitão é uma Terra de grande crescimento. No concelho, é a Freguesia que inquestionavelmente mais cresce. Muito mais que todo o resto do Concelho.

 

Nas eleições autárquicas 2017 o Concelho de Setúbal tinha 104 337 eleitores. Nas eleições para o Parlamento Europeu 2019, teve 104.797 eleitores. O concelho no seu total teve um acréscimo de 560 novos eleitores, sendo que desses 560, 534 novos eleitores foram em Azeitão.

No resto do concelho, nas outras 4 freguesias só d 26 novos eleitores, enquanto em Azeitão o aumento foi de 534. Números que bem refletem a contribuição de Azeitão para o Concelho.

  • Azeitão MERECE, ser um verdadeiro desígnio do Concelho.
  • Mas, Azeitão merece ainda mais e melhor atenção da parte de outras entidades. Merece e precisa que o Governo construa o Novo Centro de Saúde. E tendo a Câmara já dado o terreno é urgente que o Governo Central inicie da obra.
  • Azeitão merece que as IP-Estradas de Portugal intervenham na Nacional 10 e 379. Pisos irregulares, passadeiras desadequadas, bermas esquecidas, sinalização deficiente e insuficiente.
  • Azeitão merece que as empresas de infraestruturaras, iluminação, comunicação, águas e gás aqui intervenham com respeito e não façam desta terra um amontoado de fios aéreos, que não esburaquem como e quando querem, deixando muitas vezes os trabalhos inacabados, durante meses e anos.
  • Azeitão precisa e merece mais e melhores transportes.

Contamos com o apoio da Câmara, junto dos organismos que tutelam estas carências

 

E para terminar, aproveito a vossa estadia em Azeitão e publicamente agradecer:

À Sra. Presidente da Câmara todo o apoio, empenho e carinho que tem dado a Azeitão.

Aos Srs. Vereadores toda a disponibilidade, que ao logo destes anos, têm manifestado.

Ao Sr. Adjunto, António Luís, responsável pelas Freguesias, todo seu trabalho e compreensão.

A todos os Técnicos da Câmara que mais diretamente têm trabalhado com esta Freguesia.

Aos Funcionários e Eleitos desta Freguesia.

Enviar um abraço, do tamanho desta Grande Terra, aos membros do Executivo da Junta, aqui presentes, Bento, David, Graça e Pascale, só com a vossa lealdade, o vosso trabalho e o vosso empenho, tem sido possível fazer obra.

A todos os Membros da Assembleia um agradecimento, por estes quase 20 anos de trabalho. Muitas vezes fomos e somos adversários políticos, mas nunca inimigos. E este é um grande valor da Democracia.

 

A todos agradeço. Muito obrigada.

Bom trabalho, boa reunião!

Azeitão
Privacy Overview

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.