17/09/2025
In
Azeitão Educação, Notícias de Azeitão
Conferência reforça a Educação como bem comum da Humanidade

O compromisso coletivo na construção de uma cidade educadora, em que a Escola ultrapassa as suas paredes e se integra na comunidade, foi assinalado no encerramento da XI Conferência Anual de Educação.
“O espaço público também nos educa. São as bibliotecas, os museus, a cultura, os avós, os vizinhos. A Educação é um bem comum que se constrói todos os dias”, afirmou a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, no encontro realizado no Fórum Municipal Luísa Todi.
Recordando os 50 anos da Revolução de Abril, a autarca sublinhou a relevância da escola pública como uma das grandes conquistas da democracia.
“A educação é transformadora ao longo de toda a vida. É preciso continuar a acarinhá-la e a desenvolvê-la, porque ela é a marca distintiva de uma sociedade democrática.”
O Fórum Municipal Luísa Todi recebeu, ao longo de todo o dia, a XI Conferência Anual de Educação, iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal que se afirma como espaço de reflexão e partilha em torno dos desafios educativos.
Sob o tema “A Educação como Bem Comum da Humanidade”, a conferência reuniu educadores, professores, técnicos, associações e comunidade, num encontro dedicado à valorização da escola pública, à inclusão e ao papel transformador da Educação.
Na sessão de encerramento, Cristina Gomes da Silva, professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, destacou que a educação “continua a afirmar-se pela troca, pela partilha, pela capacidade de rasgar horizontes e ajudar-nos a ver para além do visível”.
A docente salientou ainda que a escola pública deve ser defendida como espaço de democracia e inclusão. “Precisamos de políticas educativas que nos ajudem a construir esse bem comum da humanidade, com profissionais habilitados e uma ética democrática que inclui e promove a participação.

